Li este pequeno livro durante o último fim-de-semana.
O que posso dizer sobre este livro? O que se pode dizer sobre Michael Moore?
Sim, ele pode até ser arrogante, pretensioso, rude… mas será que algum de vós já parou para pensar que naquela nação cheia de hipocrisia essa é, provavelmente, a única forma de se conseguir alguma atenção para os problemas que se acumulam?
Neste livro, que intitulou "Idiot Nation", fala essencialmente de como o sistema educativo desta nação se tornou obsoleto devido aos cortes dos subsídios atribuídos pelo Estado e de como o Estado se encontra (ou se encontrava em 2001) a atribuir as culpas dos males da sua sociedade aos professores.
Mas podem as pessoas que tentam ensinar os pequenos americanos fazer milagres com a diminuta verba que lhes é concedida?
Segundo Moore, os cortes de verbas ao ensino começaram a ser efectuados nos anos 70 e desde então grande parte das bibliotecas das escolas não são actualizadas, ou seja, ainda possuem livros que afirmam que os URSS são um inimigo ou que não possuem qualquer informação sobre os últimos cinco presidentes daquele país.
Num acto que eu designo por desesperado, as escolas começaram a integrar-se num negócio de marketing. Ou seja, acabaram por fazer contratos com empresas (na sua maioria de refrigerantes ou fast-food) fazendo publicidade aos seus produtos. Claro que nesse aspecto entram as próprias crianças/ adolescentes que sendo bombardeados com tanta publicidade acabam por não resistir a estes produtos contribuindo para aquilo que eu considero um flagelo na sociedade americana: obesidade mórbida!
E assim entram num ciclo vicioso… Será que a América vai conseguir sair dele?