27 abril 2007
pensamento perdido de Sofia @ 09:34

Para quem não sabe... eu tenho 1 "pequeno" problema com colesterol!
Descobri no final de 2005 (também já não me lembrava quando tinha sido a última vez que tinha feito análises), que o nível de colesterol estava elevado (cerca de 230 mg/l, se não estou em erro). A médica desvalorizou 1 pouco... referindo-se à minha idade, ao nível de colesterol HDL (que estava bastante bom), ao facto de eu nessa altura ter começado a andar bastante... mas mesmo assim aconselhou-me a ter algum cuidado com a alimentação!
Assim fiz... passado cerca de 2 meses, fiz 1 teste "rápido" (daqueles de picadinha no dedo) e o colesterol tinha baixado (estava em aproximadamente 200 mg/l).

Pensei: "OK, agora simplesmente tenho de manter a 'dieta'."
Coisa que até nem é muito difícil para mim pois não gosto de comer a maior parte das coisas que são proibitivas. Excepção para os queijos e os doces... mas eu disse "a maior parte das coisas", não "todas as coisas".

No final do ano passado, tornei a repetir análises... e tinha um colesterol de 249 mg/l!!!!!!!
Nova consulta... dei a conhecer a situação à médica (pois entre 2005 e 2006 tive de mudar de médica de família) e ela mandou-me fazer medicação acompanhada de dieta durante 4 meses, ao fim dos quais faria novas análises para verificar a evolução do colesterol...
E assim estamos no dia de hoje... na próxima semana acabam os tais 4 meses! Sendo assim, tenho consulta na 2ª feira e fui fazer as análises esta semana... Hoje fui buscar as ditas e apresento uns surpreendentes 191 mg/l!!!! WEEEEEEEEEEEEE
O nível de HDL continua bastante bom... ou seja, apenas reduzi o colesterol "mau". ;-)

Acho que posso dizer que comecei bem este fim de semana prolongado (que o vai ser precisamente devido ao colesterol).... :-D

Etiquetas: ,

 
4 Pensamento(s) alheio(s):


@ 27/4/07 23:56, Blogger Bubulindo

"Pensei: "OK, agora simplesmente tenho de manter a 'dieta'."

Coisa que até nem é muito difícil para mim pois não gosto de comer a maior parte das coisas que são proibitivas. Excepção para os queijos e os doces... mas eu disse "a maior parte das coisas", não "todas as coisas"."

Não sei, mas com essas duas cobriste cerca de 90% do colesterol! As outras duas estão nos molhos e batatas fritas! :|

Mas não te preocupes... Eu não devo estar melhor, fui fazer análises de propósito para ver se estou melhor, mas duvido. Comida de cantina...

 

@ 1/5/07 12:20, Anonymous Anónimo

:))) boa!

 

@ 4/5/07 12:01, Blogger Sofia

H2omem:

eu disse que essas são as coisas que mais me custa deixar de comer... o que não quer dizer que as coma, bem pelo contrário!
quanto a serem cerca de 90% das coisas proibitivas, estás MUITO enganado!
carnes vermelhas estão completamente proibidas e com elas todos os enchidos, fumados, etc.
ovos também estão proibidos.
assim como os fritos, estufados e assados.
o peixe deve sempre ser preferido relativamente à carne.

bem, acho que já te elucidei 1 pouco mais...

 

@ 4/5/07 18:25, Blogger Bubulindo

Tenho de ir buscar as análises a Oncologia! :| LOLOL

;)